quinta-feira, maio 17, 2007

o fim do mundo

Numa das últimas quintas-feiras, ao almoço, garantiram-me que o mundo estava a acabar. Até aí tudo bem e não fiquei surpreendido, já o sabia, vem em todos os números do Sentinela. Mas a minha amiga relacionava o número da besta a um chip electrónico que todos teremos que usar brevemente, na testa ou num dos dedos. Fiquei desiludido. O mundo vai acabar, pacificamente, e eu vou ter que usar um chip na testa (num dedo parece-me pouco prático – a mim, que uso muito os dedos e pouco a testa).

De todas as maneiras do mundo acabar, pacificamente e com um chip na testa é a menos digna. Sempre gostei de imaginar que o fim do mundo seria caótico, com toda a gente na rua, a correr de um lado para o outro, aos gritos de porquê: Porquê? Porquê!?... Um, homem de cabelo grisalho, erguendo a mão que segura o que parece ser um pergaminho e tonitroando: Outro! Outro! Tirei outro curso de engenheiro, agora mesmo! , e esbarra contra um senhor que conta, um, dois, três!, fui ilibado. Um, dois, três! Já não sou pedófilo! …

Nas montras, televisores ligados, transmitem o último programa de José Luís Gocha, em que, este, com uns óculos modernos e uns dentes último modelo, veste uma camisa indescritível sob um casaco impossível de descrever e só desculpável porque o mundo está, de facto, a acabar. E sorri. Sorri para uma senhora gorda, com buço, a quem o marido nunca deu o verdadeiro valor…

Nas estradas, acidentes por todo o lado, já que a maioria dos condutores parece fazer uso da sua carta de condução angolana; mesmo assim alguns peregrinos que caminham em direcção a Fátima, marcham quase pelo meio da estrada, com estandartes na mão, vestindo coletes reflectores e sustentando uma alegria contagiante, como se gritassem, em vão, mas cheios de esperança de que para eles o mundo não acabasse: Oh, Jesus Allez!!! Oh, Jesus Allez!...

É assim que eu sempre antevi o dia do juízo final, não porque simplesmente prefira o caos, mas porque não há razão para que o fim da humanidade não seja um dia… igual aos outros. Pois não?

9 comentários:

bekas disse...

Esqueceste a parte em que é arrancado a alguém os olhos, a língua e mais sei lá o quê!
Há 25 anos fiquei aterrorizada, hoje não consigo deixar de dar uma gargalhada quando penso nisso.

osbandalhos disse...

Como diria a Dona Bekas: Este é o JC que eu penso? hehehe
Quando oiço falar no fim do mundo, só me vem à ideia cuecas. Porque será?
Grande Jorge!
Bekas, é melhor começares a chamar ao blogue 1/4 de leite. Segundo os meus conhecimentos aritméticos, meia a dividir por dois dá 1/4 (nem sempre de casal!)

O Advogado do Senhor Diabo disse...

Só lembrei algumas passagens do nosso dia-a-dia. Espero que, com poucos erros.

Anónimo disse...

Eu apenas quero saudar a tua chegada e a premonição para os próximos domingos:

Oh, Jesus Allez!!! Oh, Jesus Allez!...

Bem vindo

Anónimo disse...

Obviamente referia-me ao Jorge Jesus (técnico do Belenenses), para quem tivesse ficado com dúvidas.

bjecas disse...

A descrição da roupa do José Luís Goucha pareceu-me bastante justa.

\m/

Anónimo disse...

JC, lá no Paraiso é Manuel Luis Goucha!! No Montijo deve ser diferente, como é do Tejo para lá, vá-se lá saber o nome que se dá ás pessoas!!!. Quanto ao chip, será que podemos escolher onde queremos o nosso?

Anónimo disse...

Fico contente em saber que o fim do mundo é com chip!! É que na minha terra dizem os antigos, que o mundo acabava á cornada!!! Pat

bekas disse...

À cornada? Porra!
A minha avó dizia que o fim do mundo ía ser em cuecas. Acho que prefiro esta versão!