quarta-feira, agosto 29, 2007

CASAL QUE DIVIDE AS TAREFAS MELHORA A QUALIDADE DE VIDA


Há uns dias li um artigo que me deixou a pensar.
Basicamente, o artigo dizia que os homens não ajudam mais as mulheres porque elas próprias gostam de se fazer de vítimas e só se sentem completas se forem elas a desempenhar todas as tarefas, dentro e fora de casa, até à exaustão, reclamando por tudo e por nada, fazendo com que os homens, perante tanta insatisfação, percam a vontade de ajudar.
Queixo-me muitas vezes que o meu marido não divide tarefas comigo. Bem, ele sarcasticamente costuma dizer que cá em casa é tudo bem dividido. Ele suja e eu lavo, eu cozinho e ele come… enfim… somos uma equipa.
Pois é. A questão é mesmo essa. Ele, enquanto rapazinho na casa dos pais, teve quem cozinhasse para ele, limpasse, fizesse a cama, enquanto ele lia, via televisão e ía jogar à bola com os amigos. Como é que ele, habituado a não fazer nada, há-de ter vontade de me ajudar?
Ora aí está o problema. É neste ponto que o dito artigo me deixou dúvidas.
Ele não me ajuda, mas será que eu, lá bem no fundo, tenho vontade que ele me ajude? Pois é… eu tenho a mania que sou perfeita, reclamo por tudo e por nada e nunca estou satisfeita com o resultado das coisas que lhe peço para fazer. Sou uma refilona nata. Se ele veste os miúdos, sem que eu escolha antecipadamente a roupa, aí meu Deus, é de gritos… Se ele tira a loiça da máquina, farto-me de refilar porque o chão em volta ficou cheio de água. Se lhe peço para tomar conta dos bifes… queimou. Se é ele que dá banho aos miúdos, tenho que calçar os botins de borracha para entrar na casa de banho. Na realidade, talvez eu nunca lhe tenha dito: Obrigado pela ajuda, foste espectacular.
A partir de agora vou deixar este síndrome de super-mulher para trás e vou passar a contentar-me com o que ele faz, ainda que não fique perfeito.
Hoje mesmo, vou-me sentar no sofá a ver TV e vou-lhe pedir para fazer o jantar. Depois, vou comê-lo, sem reclamar, esteja ele como estiver (de referir que enchi a dispensa de garrafas de água das pedras e passei pela farmácia para comprar Alka Seltzer).

27 comentários:

carótida disse...

Comigo as tarefas são todas divididas, eu cosinho para mim, ele cosinha para ele, eu trato da minha roupa, ele trata da dele, eu faço as minhas limpezas, ele faz as dele e prontos. Para finalizar, eu tenho a minha casa e ele tem a casa dele.

pc disse...

Só tens que me avisar com antecedência dos dias em que vais fazer greve, para eu poder passar pela pizzaria ou pelo restaurante chinês... Porque se estiveres à espera que seja eu a fazer o jantar, o pessoal em casa vai passar a comer muito tarde, atendendo às horas a que eu costumo chegar.

Não sei se conseguirias aguentar os dois comilões até à hora do jantar.

pc disse...

Em relação ao dito artigo, eu concordo com ele em 200%!

:)

Beijos

Anónimo disse...

O mal começa muitas vezes na educaçao que se tem, por isso começa ja a ensinar os teus piquenos a fazer algumas tarefas que nao vao morrer por causa disso! E depois se quiserem ser independentes e viver sozinhos, terao que saber fazer tudo pois a maezinha nao vai la a casa depois pois nao?
Quanto ao teu maridao, se ja nao foi, ja nao vai ser mais! Conforma-te! ;)

o iluminado disse...

Comigo fazia-se a divião mensalmente, cada um fica com um mês para cuidar da casa e afins, no meu mês é claro que estaria a Bébeu (um amigalhaço, não o massolas, deu-me a dica para ir mirar a nobela da sic) a tomar conta da cena...
:P

Ácido Cloridrix HCL disse...

Ahahhahhh,,,, alka setzer e água das pedras para digerires melhor o jantar????? Ele é assim tão mau cozinheiro bekas????
Estou completamente de acordo com essa divisão de tarefas,,,, eu proprio cozinho muitas vezes,,, e trato da roupa,,, mas ao contrario aí da carótida,,,, vivemos na mesma casa,,, é fundamental a divisão de tarefas,,, mesmo aquelas que a sociedade pré-concebeu serem competencia exclusiva das mulheres,,,, tudo derivado de tempos antigos, em que o homem ia trabalhar e a mulher era "dona de casa",,,,, agora tudo é diferente,,, ela sai para trabalhar tb,,, pelo que volta tão cansada quanto homem e contribui para o equilibrio financeiro do lar,,, logo,,,, divisão total de tarefas e na educação dos filhos,,,,
Gostei desse tema,,,, controverso mas premente ,,,,
Beijokssss,,,, HCL

Capitão Merda disse...

Não será mais fácil trocar de marido?
Espero que ele não me ouça...

simplesmente... disse...

e fizeste isso?


eu acredito que somos nós que os estragamos com essa nossa mania de "fazer tudo". Á que os deixar fazer, se fizerem mal, azar!!

revolta-me completamente os homens que nao ajudam, mas revolta-me ainda mais as mulheres q nao pedem ajuda.

p.s. - NUNCA ESQUECER de gabar a comida deles, (etc)para os incentivar a fazer mais e melhor!

mulheres, toca lá a pedir ajuda!!
Toca lá a ter mais qualidade de vida!!!

então!!??

bom tema, bekas :)

Ácido Cloridrix HCL disse...

O nosso “Dicionário do Sexo” está agora na letra “E”, Ejaculação Precoce,,,, gostaria de ter o teu sábio comentário, já que não gosto de fechar o debate sobre uma letra com menos de 15 comentários,,,, vamos lá, a tua sabia opinião é precisa,,,, obrigado,,,, HCL
Link: http://sexohumorprazer.blogspot.com/2007/08/dicionrio-do-sexo.html

Ninas disse...

lá em casa o que não é dividido faz a empregada :)


não me posso queixar

Nanny disse...

Pois, lá na minha casita, quem praticamente não cozinha sou eu! Faço outras coisas, mas deixo geralmente a cozinha para o homem de serviço :P

Também não sou nada a típica dona-de-casa... hihihi... talvez por ser algo perfeccionista, depois para fazer bem dá imensooooo trabalho :P

Beijocas

p.s. - que tal esse jantar? ainda estás a água das pedras? lol

bekas disse...

Carótida, isso é que é tudo bem dividido.

PC, eu sabia... eras incapaz de fazer o jantar!

Aninhas, pau que nasce torto, tarde ou nunca se endireita.

Iluminado, no mês que lhe calhasse a ele... acho que tinha de tomar anti-depressivos!

bekas disse...

HCL, eu também concordo que homens e mulheres dividam completamente as tarefas. Afinal elas também saem para trabalhar. Mas há homens que não estão preparados para enfrentar tarefas domésticas. E por esses, não há nada a fazer.
Quanto ao teu dicionário, eu conheço-o muito bem e leio os novos comentários todos os dias. Tens um blog muito bem elaborado. Vou tentar arranjar algum tempo para fazer um comentário, pelo menos na letra E.

Capitão, que radicalismo! Ele compensa-me com outras coisas boas...
;)

Simplemente, eu peço ajuda e muitas vezes. É por isso que ele diz que eu sou uma grande chatarrona.

Ninas, também é bem pensado. Uma empregada...

Nanny, ele não vai lá nem à porrada. Ele já disse que quando for ele a fazê-lo vai à pizzaria ou ao chinês. Tás a ver? Não adianta. Por um lado melhor, não apanho gastroentrites. Eh Eh Eh

alfabeta disse...

Deixa-me que discorde de ti, os homens de hoje são o que as mães deles fizeram deles nesse sentido, os meus filhos não vou deixar que sejam assim, com 7 anos já me lavam a loiça se fôr preciso, claro que é só quando querem e estão para aí virados, mas dede já aprendem a fazer as coisas por que eu ensino e só lhes faz é bem ,para que um dia não sejam uns inúteis e precisem de uma mulher para não terem que comer batata frita todos os dias.

É assim que as mulheres procedem mal, deu banho aos miúdos e deixou a casa de banho alagada , mas ao menos deu-lhes banho, mais valia não ter dado não é? A seguir és tu que vais ter que apanhar a água toda e se fosses tu a dar banho não terias tanto trabalho, então , ensina-o a não molhar o chão.

pc, pc, não te aproveites da bekas, espertalhão, ou andas a fazer mal de propósito para te livrares de a ajudar, heim?

Beijinhos aos dois e desculpem-me a minha opinião.

bekas disse...

Alfabeta, por acaso o PC não foi fruto daquilo que mãe dele fez mas sim do que o pai fez. Ela, coitada, tinhas 2 rapazes e lá ía tentando ensinar-lhes as tarefas domésticas para ela também ter alguma ajuda. Era o pai que não deixava que eles fizessem porque eram rapazes. O PC acomodou-se bem nessa situação. O irmão dele já é diferente, faz o que for preciso fazer.
Isto de participar nas tarefas vai muito do feitio de cada um.
E, de facto também sou exigente. Quando não está à minha vontade reclamo e critico, talvez por isso a falta de vontade dele.

Com os miúdos já tenho uma atitude diferente. Deixo-os fazer à vontade, não desfaço o que eles fizeram, tento sempre ajudá-los e encorajá-los para fazer melhor.

Beijocas.

o_cao_que_morde disse...

Coitado do teu marido ele hoje vai sofrer
Eu sou homem e as coisas em casa entre mi e a minha mulher são feitas a dois não temos tarefas divididas.
Mas eu tenho noção que maioria dos homens não faz nada em casa
Isso é uma grade verdade eu como vivi sozinho á 9 anos, sei fazer tudo em casa e isso é bom para os dois, normalmente temos tempo para estarmos juntos, que é uma coisa que muitos casais hoje em dia não fazem.

alfabeta disse...

Ok, ok, loves in the air :)

bjs

Anónimo disse...

Pois é Bekas, o PC é um caso perdido!...Cá por mim não me queixo, e quando não está muito bem...temos pena, fica melhor da próxima.Quanto ao vestir os míudos, por favor não deixes!Eles não têm culpa de nada.

Anónimo disse...

Uma mulher sem tarefas domésticas não se sente feliz ou realizada, ainda não percebi bem, mas o melhor é estar mesmo quieto.

bekas disse...

Alfabeta
:)

Cumadre
Ainda bem que sabes do que falo! Tenho mas é que propor ao compadre dar umas aulas ao pc. Eh Eh

Migvic
Talvez tu é que tens mesmo razão.
Também ainda não conheci nenhum homem que conseguisse perceber as mulheres. Estar quieto é a melhor solução, não fazem mas também não estragam. Bem pensado ;)

o iluminado disse...

Continuo a achar que melhor que a Débora Secco e a Camila Pitanga ou a Juliana Paes, seriam as melhores opções para uma correcta divisão das coisas...

Anónimo disse...

Bekas podes tentar mas "Burro velho não aprende linguas".

bekas disse...

O cão que morde,

isso é que era o ideal acontecer com todos os casais. As tarefas não precisavam de ser divididas, mas sim feitas pelos dois. O que eu quero dizer é que devia haver iniciativa por parte do homem em ver o que está por fazer em vez de ficar à espera que a mulher lhe peça.

Quanto ao meu marido sofrer... eh eh... este debate, é para o lado que ele dorme melhor, como se costuma dizer.

bekas disse...

Iluminado,
e dividias tudo com as três??? À
ganda homem!

Cumadre,
eu ainda acredito naquele ditado. "Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura". Vou continuar a moer...
Beijinhos e continuação de boas férias.

aorta disse...

E então? Ele já fez o jantar alguma vez? Como anda esse estômago?

Gata Verde disse...

Nós mulheres temos o gene da perfeição mais apurado!!

nocas verde disse...

Pois é!
Lá em casa, sempre que EU deixo, todos sujam e todos limpam.
Acontece que, se por acaso (coisa que só acontece, vá lá, 99% das vezes, coisa pouca) os habitantes lá de casa não reparam ou não arrumam ou não qualquer coisa, eu lembro-os das tarefas e fico à espera que façam de três maneiras:
- Logo
- Imediatamente
- Como eu quero
Quando tal não aocntece (percentagem ainda maior...) vou eu FURIOSA fazer.
- Nunca fazem as coisas..
- Fazes primeiro!!!!
Concordo com o artigo