sábado, março 03, 2007

LIXO CHINÊS


Há uns dias atrás li um artigo numa revista que me deixou a pensar acerca de um tipo de poluição do qual pouca gente fala: o lixo chinês.
As lojas chinesas estão por toda a parte, entulhadas de quinquilharias, plásticos, polyester, tretas descartáveis, tudo made in China, onde as crianças e as mulheres são mão-de-obra escravas. Lá dentro há um bazar desarrumado e sintético, exemplo do crescimento económico destinado a produzir lixo. Estas lojas são inestéticas e concorrência desleal. Estão a matar o equilíbrio do mercado e das lojas tradicionais portuguesas.
O que fazem tantas lojas chinesas no nosso território?
Quem sustenta e apoia estes comerciantes, que nem sequer sabem falar português?
A China polui a terra e polui o mundo com o seu modelo de negócio.
Talvez pudessemos retribuir abrindo na China umas lojas de pastéis de bacalhau, galos de Barcelos ou canecas das Caldas.
Até lá, continuaremos a ser atropelados por rosas artificias, roupa de má qualidade, óculos de ver ao perto, bugigangas, contas e missangas, brinquedos com musiquinhas irritantes (que se partem aos bocados e são um perigo constante para as crianças), caixas e caixinhas, molduras e moldurinhas...montras de entulho, onde se misturam santinhos, vestidos de polyester e relógios. Enfim, lixo!




2 comentários:

grace disse...

Eles já chegaram ao Brasil, dá para acreditar nisso?
Ker dizer, akilo já tá mal para os brasileiros kanto mais com akeles amarelinhos todos a acabarem de estragar o negócio.

A unica forma k temos de os combater é: NÃO COMPRAR OS SEUS PRODUTOS.

EU TÔ NESSA!

Anónimo disse...

Eu não tô!