sexta-feira, fevereiro 02, 2007

AQUECIMENTO GLOBAL


O aquecimento global é uma consequência da poluição do homem ao meio ambiente. O desrespeito à natureza faz com que a temperatura da Terra aumente demais.
Acham que pode ser bom um clima cada vez mais quente? Nada disso.
O aquecimento global já atingiu uma fase irreversível e os principais responsáveis por este fenómeno, que ameaça a própria viabilidade do planeta, somos nós.
Os anos de 1998 e 2005 foram os mais quentes desde que há registos e seis dos sete anos mais quentes ocorreram desde 2001. Isto porque a temperatura média da Terra vem aumentando desde 1850.
Em 50 anos, as noites muito quentes aumentaram 72% e as muito frias diminuíram 76%. Os glaciares retrocederam a olhos vistos, não sendo necessárias comparações muito alargadas no tempo para se perceber a dimensão do degelo das superfícies geladas.
Na origem destes eventos está a concentração de gases com efeito de estufa na atmosfera. Dióxido de carbono, metano e óxidos de nitrogénio que derivam da queima de carvão, petróleo e gás e que permanecem durante séculos na atmosfera. Mesmo que fossem agora suspensas as emissões de gases poluentes - com todos os impactos económicos que daí adviriam -, o planeta continuaria a aquecer.
O aquecimento do planeta terá como consequência a escassez de água visto que afectará o fornecimento de glaciares e reservas de neve.
A ameaça é clara em certas partes do mundo. As regiões com mais risco são a bacia do rio Rhine, que verá o seu volume ser afectado e as zonas do Canadá e Peru, onde os glaciares diminuíram 25% nas últimas três décadas.
Dentro dos próximos 50 anos, há 77% de probabilidades da temperatura média crescer de dois a cinco graus Celsius. Pode parecer pouco, mas não é. Se a situação não mudar, isso poderá levar a mudanças radicais no mundo: muitos glaciares derreterão, fazendo com que os mares aumentem os seus níveis e que muitas cidades do litoral desapareçam. Já pensaram em cidades lindas serem tomadas pelo mar? Terrível, não? E não é só isso. Se a poluição continuar neste nível, as plantações serão muito prejudicadas e muitas pessoas poderão passar fome por falta de alimentos. A água potável também diminuirá, e muitos fenómenos da natureza, como furacões e terramotos, aumentarão.
Os países ricos, principais emissores de gases nocivos, deveriam assumir a sua responsabilidade nas tarefas de prevenção e ajudar os países pobres, que serão muito afectados pelas mudanças.

8 comentários:

Anónimo disse...

Penso que se polui por razões financeiras, e só por razões financeiras se poderá deixar de poluir. O que é que pode obrigar um país rico e poderoso a acatar um protocolo como o de Kioto e começar a multar quase toda a sua indústria, quando os países mais pobres lhes abrem as portas para que transfiram as suas fábricas e possam poluir muito mais barato? O aquecimento é global e, por isso, a resolução teria que ser global. Esta questão é ainda mais difícil que a do aborto. Continuem!

sonecas disse...

Que meia de leite quente...
jc também estás a aquecer...
50 anos passam depressa e isso assusta-me, nós ainda vamos sofrer com isto tendo em conta que nessa altura teremos cerca de 80 anos, embora o alemão também já nos acompanhe (Alzheimer)...mas os nossos filhos serão mais novos e viverão o problema a 100%, já não falando dos nossos netos e por aí fora...
Se o SIM ganhar no dia 11 evitará muito sofrimento...só falei nisto para dar continuação ao comment anterior...

bjecas disse...

Convenhamos que há alturas em que o aquecimento tem a sua importância!

\m/

o iluminado disse...

Ponham a Maria Sharapova a ver se isto aquece...
:P

Anónimo disse...

Mas ninguém diz mais nada? Nem sequer que já começaram a separar o lixo como o Gervásio? Ninguém tem nada para partilhar sobre a extinção do mundo?
Ninguém tem uma ideia absurda sobre como evitar que tal aconteça? É um sintoma de que, realmente, todos nós acreditamos que o mundo se transforme numa daqueles filmes futuristas em que se luta pela posse de combustível, ou de vacinas... Uma paisagem árida, heróis de cabelos compridos, calças justas e blusões de cabedal preto: Não é nada bonito! Mas, bom, se não há ideias e eu também não as tenho, resta-nos deixar crescer o cabelo, guardar uns jeans de quando fomos mais novos e mandar vir um blusões da Turquia, ou mesmo da China - também para o uso que lhes vamos dar...

bekas disse...

JMC, há muito que eu sigo o exemplo do Gervásio. Muito antes de se ouvir todos os dias na rádio ou na televisão falar sobre o "aquecimento global".
Há 30 ANOS atrás o meu avô já separava o papel do resto do lixo porque "era importante para o futuro" dizia ele. Agora compreendo porquê ele o fazia.
Sempre que posso reciclo e reutilizo. Poupo água sempre que é possível. De certa forma contribuo para melhorar o meio ambiente. Mas afinal o que significo eu neste mundo?

Anónimo disse...

Bem, Bekas, para algumas pessoas hás-de ser a coisa mais importante do mundo, espero eu! Confesso que não reciclo há tanto tempo quanto tu e nisso, até o Gervásio é mais inteligente. Aliás, não descendo dos macacos, nenhum de nós, embora nem sempre seja fácil de acreditar. A vida começou no mar e por isso todos nós descendemos, muito provavelmente de um peixe sem mandibulas. A colonização da terra só foi possível depois da "conjuntura" celeste ter criado um filtro chamado Ozono. Os primeiros colonizadores da terra foram os mosquitos e os anfíbios; depois as plantas sem flor, e depois... passados muitos anos, estamos nós a falar em extinção e os outros a bocejar. Mas há sempre quem se distinga da manada, como o teu avô, por exemplo...

sonecas disse...

Já percebi jmc que paraste mesmo aqui no post da temperatura...vê lá se arrefeces um bocadinho e passas à frente...